Teste de tração de conetor de airbag

 

Especificação

O cliente solicitou um sistema fácil de usar, para os funcionários da produção na fábrica. Era necessário que o teste pudesse ser realizado no mínimo de tempo possível, com muito pouco treino. O teste foi solicitado para o conetor usado na insuflação de airbags de veículos. Era necessário um ensaio de lotes rigoroso, uma vez que eventuais defeitos têm sérias implicações em termos de segurança.

A parte soldada do conetor era puxada até ficar destruída, a uma velocidade constante, para assegurar a melhor repetibilidade de resultados. Era necessário que fosse fácil transmitir os dados para o software SPC (Controlo do processo estatístico) da empresa em sua rede.

 

Solução

Uma pega inferior garantiu que o operador possa instantaneamente encaixar o conetor do airbag. Uma patilha de localização traseira no conetor foi empurrada para uma reentrância na pega, sendo o corpo do conetor mantido na posição correta através de patilhas com molas. A pega superior possui uma ranhura lateral, na qual é colocada a tira do conetor. Um grampo de alavanca na parte dianteira da pega permite ao operador fixar rapidamente a tira, ficando pronta para o teste. A tira do conetor foi puxada a 250mm/min, até quebrar. Foi registada a força de tração máxima no PFI e enviada para o software. O operador pressiona o botão de liberação para abrir a patilha com mola no final do teste, permitindo, assim, retirar rapidamente o conetor. A simplicidade deste sistema e a capacidade de efectuar um teste rápido, proporcionou ao cliente uma solução de teste completa.

 

Sistema

  • Coluna de teste motorizada UltraTest (substituída pela coluna de teste MultiTest-d)
  • Dinamómetro digital PFI 200N (substituído pelo BFG Basic Force Gauge)

 

 

Fornecido a

Tyco Electronics, Hungria

 



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